domingo, 18 de setembro de 2011

MANIFESTO NEOESPIRITUALISTA *



Como será  espiritualidade do novo milênio? Como o homem pós-moderno irá lidar com as velhas questões que envolvem sua ligação com Deus ou o Sagrado? Como lidar com os “tsunames” de informações que nos atacam diariamente?Você pode não concordar com este manifesto, mas se ele o fizer refletir sobre seus velhos paradgmas,  conceitos e preconceitos- então, já terá valido a pena!
A TURMA DO JÁ
Sei que muitos podem não concordar comigo. Não sou nada. Apenas escrevo o que, de repente, brota no meu ser . O que considero válido e salutar , compartilho. Se não, guardo-o para mim mesmo. Não escrevo para uns poucos. Escrevo para todos. Todos que se predispõe a ouvir, a ler, a buscar, a descobrir, investigar. Lamento que a turma do “JÁ”, com certeza desprezará este manifesto a partir mesmo do seu título. A turma do JÁ- para quem não sabe- são aqueles que JÁ sabem, que JÁ chegaram, que Já estão seguros, que JÁ estão salvos, que JÁ estão felizes, que JÁ se iluminaram, que JÁ encontraram. Esse, pessoal, infelizmente, não me ouvirão. Por que ouviriam? Eles já tem tudo. Já realizaram tudo. Estão mortos. Não tem mais o que descobrir, nem aonde ir. Estão lotados de si mesmos, de suas certezas, de suas verdade prontas, de seu intelecto refinado. Das palavras,  do passado,  dos livros sagrados, das próprias experiências. Mas no fundo, bem lá no fundo, o medo e a insegurança se encondem por baixo de camadas e camadas de certezas.
O NOVO HOMEM
Quero falar ao novo homem. O homem do novo milênio que tem milhares de novos desafios  para enfrentar e resolver. Quero falar ao homem da busca- não da busca pela “Verdade” pois esta não se busca, uma vez que ela “ É”. Mas o homem que busca diariamente aprender. Que aprende a todo instante, minuto a minuto, com tudo e com todos. Que não tem verdades, nem respostas prontas. Pois respostas prontas não são respostas verdadeiras. São mortas, pois radicam no passado, no velho, nas cinzas do que já está morto. Quero falar ao homem aberto à descoberta, à investigação- Eterna, Imprevisível, Desconhecida- assim como o é a VIDA. Este novo homem não erigirá novos deuses- já os temos demais. Nem novos mestres- pois já estamos adultos para assumirmos a responsabilidade de nosso próprio destino. Temos de ser nossos próprios mestres. É claro que haverá resistências. Sempre foi assim e boa parte da humanidade- apesar do salto tecnológico de milhares de anos- continua agindo como um adolescente imaturo.
UM NOVO AMANHECER, UMA NOVA ESPIRITUALIDADE
Mas, sinto que nos chegam os sopros de um novo amanhecer. Eis que os homens começam a acordar e compreender essa nova maneira de viver. Por que separar a espiritualidade da vida? O verdadeiro homem espiritual é aquele que sabe viver com plenitude, sabedoria e felicidade . É o homem que desfez-se de suas ilusões. Que viu o perigo daquela entidade maldita e peçonheta que vivia dentro dele - e deu um basta a isso tudo. Mas que ninguém se engane. Isso não é missão fácil. Apesar de sê-lo, dependendo da capacidade de compreensão de cada um. E é por esse caminho que o Novo Homem está aos poucos se fazendo: pela compreensão. Não por idealizações tolas e infantis sobre o que ele “acha que é”. Ou, do que “deveria ser”. Mas pela percepção correta do que ele REALMENTE É. Muitos estão muito próximo desta compreensão. Falta-lhes pouco. Mas esse pouco ainda os separa da verdadeira visão da Verdade. Ainda é pedra de tropeço.  Ainda os mantém presos à ilusão daquela entidade que todos conhecem: o ego.
O ACESSO AO CONHECIMENTO E A FELICIDADE
A Internet trouxe uma profusão de informações. Acesso a conhecimentos nunca antes imaginado. Foi realmente uma grande revolução. Verdadeiro repositório  dos mais importantes e valiosos conhecimentos que a humanidade já produziu. Nunca se compartilhou tanto e tão rapidamente- desde receitas de bolo até as sagradas e preciosas palavras de livros antes raros como o Bardo Todol e o Segredo da Flor de Ouro. Nunca as informações correram tão rápidas. Sejam as notícias de importância mundial, sejam as fofocas de novelas , sejam os fatos cotidianos da vida das pessoas. A Internet é uma revolução inimaginável até pouco tempo. Mas, essa revolução também trouxe seus problemas. Não sabemos o que fazer, como processar tantas informações. E o pior: agora, mais do que nunca o homem precisa compreender que sabedoria nada tem a ver com conhecimento. Do contrário, isso poderá arruiná-lo de vez, pois eis que chegou o tempo da humanidade amadurecer.
ALSIBAR ( inspirado)
http://alsibar.blogspot.com
* Excerto: para ler o manifesto completo vá até as abas do Blog Alsibar

Nenhum comentário:

Postar um comentário