sexta-feira, 8 de julho de 2011

ACARYA RAJNEESH, BHAGWAN E OSHO: ASCENSÃO E DECADÊNCIA DE UM GURU!

Acarya Rjaneesh, Bhagwan e Osho : Ascensão e queda de um guru
      
Acabei de ler um site de  um ex-discípulo de Osho, ou melhor, do acarya Rajneesh, chamado Christopher Calder. Um relato emocionado e curioso  de alguém que acompanhou de perto toda a trajetória do famoso guru indiano e testemunhou tudo em primeira mão. Ele traz fatos curiosos e até mesmo desconhecidos da grande massa de ex-leitores de Osho.

 Sobre os escândalos e atrocidades cometidos pela Ma Sheela, sua secretária pessoal, todo mundo do meio já sabia. Todavia, Calder, aponta-nos, por exemplo, uma outra versão sobre a morte de Osho refutando a versão oficial de que ele teria sido envenenado por Tálium durante o tempo em que ficou nas prisões americanas. Segundo ele, a verdade é que o guru era viciado em Válium, o nosso famoso Diazepan, e teria morrido provavelmente por complicações causadas pelo uso excessivo deste analgésico. Osho é descrito como um homem fisicamente frágil e doente e que foi, ao longo dos anos, sofrendo de uma progressiva demência -que culminou com sua morte. Ele cita, ainda, uma hipótese remota, mas plausível de uma morte por suicídio causada por overdose. O motivo? O suicídio do seu grande amor, Vivek, ocorrido um mês antes de sua morte .

 Para Calder, o Acarya Rajneesh, Bhagwan e Osho compunham não somente diferentes fases, mas diferentes personalidades que foram manifestando-se ao longo dos anos . Esses três seriam não somente personalidades diferentes, mas também opostas. De tal forma que se fosse possível um encontro entre o Acarya Rajneesh e o Osho- um não suportaria o outro. Mas o mais interessante é que, com  tudo isso, Calder defende a tese de que Osho foi realmente um iluminado, mas concluiu que os iluminados não são seres perfeitos, mas seres humanos como todos nós, sujeitos a vicissitudes, defeitos e fragilidades próprios da natureza humana.  A única diferença é que eles estão conscientes e alertas -e nós não. Sendo assim, eles não são infalíveis. Calder chega inclusive a citar curiosidades sobre Krishnamurti, Gurdjieff, Ramana Mararshi e o Dalai Lama.

Com certeza um texto que merece nossa atenção e reflexão.Quem quiser saber mais detalhes, leiam parte do texto traduzido do original em Inglês, o link é:

http://alsibar.blogspot.com.br/2012/05/quem-foi-osho-bhagwan-shree-rajneesh.html

Ou leita texto completo no original em Inglês:

3 comentários:

  1. O importante é a mensagem e essa só experimentado para saber se é verdadeira, toda gente pode falar o que quiser, mas se o conteúdo desperta as pessoas e transforma o mundo não me irei preocupar com o que aquele ou aquela disse. Para quem sabe o significado da meditação e já experimentou o poder dela, mesmo não estando iluminado sabe que caminho seguir. Obrigado Osho por tudo o que deste e continuas a dar...

    ResponderExcluir
  2. esta sendo misturada verdades com mentiras, antes de osho.
    wilhein reich foi preso e morto na prisão !
    existem um sistema e podemos viver fora dele.
    a verdade somente esta nos libertará de nossa ignorãncia.
    osho fez sua parte como um don quixote !
    be loved bagwan !

    ResponderExcluir
  3. Osho adorava desbloquear a repressão sexuais de suas discípulas...PUTARIA tem que ser chamada pelo nome...Não tem problemas, desde deem o nome correto pras coisas...

    ResponderExcluir